O Itaú BBA estima que a Bolsa brasileira ainda comporta até R$ 270,2 bilhões em novas entradas de recursos num cenário de normalização das alocações. A análise do banco considera estrangeiros e investidores locais retomando posições historicamente observadas — e indica que o ingresso recente, por mais expressivo que seja, representa apenas a largada desse processo.
Por trás do número, há dois motores operando em velocidades diferentes. Investidores globais tendem a reagir antes a alterações de cenário. O aplicador brasileiro costuma aparecer depois, quando a trajetória de queda dos juros reduz a atratividade relativa da renda fixa. A maior fatia do potencial projetado, porém, está justamente no lado mais lento: 55% do total sairia de aplicadores locais.
A divisão interna dos R$ 270,2 bilhões
Do montante estimado, 45% viriam de investidores estrangeiros, o equivalente a cerca de R$ 122 bilhões. Os 55% restantes dependeriam de brasileiros realocando recursos para a renda variável. O exercício pressupõe normalização simultânea das duas pontas — externa e doméstica —, sem o que o número total não se sustenta.
O peso do Brasil no MSCI e os R$ 79,3 bilhões por ponto
O argumento para o lado estrangeiro está no peso do país nos índices globais. O Brasil responde hoje por cerca de 4% do MSCI Emerging Markets, indicador que reúne as principais ações de mercados emergentes e serve de referência para fundos internacionais. A média histórica é de 5,6%.
Recuperar essa fatia histórica significaria mais R$ 123 bilhões entrando na Bolsa. Nas projeções do Itaú BBA, cada ponto de participação conquistado no índice corresponde a R$ 79,3 bilhões aportados no mercado acionário local.
Por que o estrangeiro lidera a reprecificação
O investidor global costuma se antecipar às mudanças de cenário, em especial diante de sinais de melhora relativa nos fundamentos da economia e nas apostas para emergentes. Como o peso brasileiro nos índices de referência segue abaixo do padrão histórico, a recomposição de participação nos portfólios globais tende a destravar fluxos de magnitude relevante — mecanismo que o Itaú BBA busca dimensionar.
O gatilho doméstico vale mais — e depende da Selic
Do lado interno, a matemática é ainda mais robusta. Para o investidor local, o multiplicador é maior: cada ponto percentual a mais na parcela destinada a ações equivaleria a R$ 113,2 bilhões de fluxo adicional.
O ponto de partida ajuda a explicar o porquê. A fatia dos fundos de ações no patrimônio da indústria nacional de fundos é de apenas 7,6%, segundo o Itaú BBA — percentual que aponta para espaço de recomposição gradual. Historicamente, essa migração da renda fixa para a variável acontece devagar, acompanhando a melhora das condições financeiras e o avanço do ciclo de cortes de juros, e tende a se materializar mais adiante, não na largada.
| Gatilho | Efeito por 1 ponto percentual |
|---|---|
| Peso do Brasil no MSCI Emerging Markets | R$ 79,3 bi |
| Alocação do investidor local em ações | R$ 113,2 bi |
O que o fluxo recente já sinaliza
Os sinais concretos já aparecem. Até 2 de outubro, o saldo estrangeiro na B3 estava positivo em R$ 2,55 bilhões; após a sessão de segunda-feira, subiu para R$ 12,61 bilhões. O pregão apelidado de Flávio Day concentrou cerca de R$ 10 bilhões em um único dia, episódio que ajudou a reacender o debate sobre o alcance do movimento.
Ainda assim, o volume registrado até aqui é uma fração do potencial projetado. E o tom da discussão entre estrategistas mudou: a dúvida deixou de ser se haverá entrada de recursos e passou a ser em que ritmo e com que intensidade ela avança.
Para quem tem exposição à renda variável brasileira, a consequência está no tipo de mercado que se desenha. Um fluxo estrangeiro mais presente tende a vir acompanhado de mais liquidez e de reprecificação mais rápida dos ativos locais. Já a fatia doméstica — maior, mas mais dependente da trajetória da Selic — funciona como combustível de prazo mais longo. Se o ciclo de juros seguir o caminho esperado, a segunda perna do movimento pode ganhar corpo; caso contrário, os R$ 270,2 bilhões permanecem no terreno das projeções, não dos fatos.
