Quase metade da capacidade de data centers já instalada na América Latina está em território brasileiro — 48% do total —, e a fatia sobe para 71% do que está em construção na região, conforme relatório da XP Investimentos sobre a relação entre inteligência artificial e fundos imobiliários. A escala global em disputa é outra: a procura mundial por esse tipo de estrutura pode chegar a 200 GW até 2030, com aportes estimados entre US$ 700 bilhões e US$ 1 trilhão na próxima década. O retorno que chega ao cotista, porém, tem origem única: o aluguel.

Essa separação entre o tamanho da oportunidade e o que efetivamente entra no bolso de quem tem cotas é o eixo do documento. O fundo compra o imóvel e a infraestrutura básica; não adquire servidores, não assina contratos de nuvem e não participa do faturamento de quem processa dados. A exposição é imobiliária, do começo ao fim.

Demanda de 200 GW contra uma base de 500 MW

O levantamento da consultoria JLL citado na análise mede a região: são 1,1 GW já operando na América Latina e uma carteira de projetos — o pipeline do setor — superior a 3,8 GW. No Brasil, a potência em operação passa de 500 MW, número que a XP descreve como distante da escala americana.

IndicadorValor
Brasil na capacidade instalada da América Latina48%
Brasil na capacidade em construção da região71%
Capacidade instalada na América Latina1,1 GW
Pipeline regionalmais de 3,8 GW
Capacidade instalada no Brasilmais de 500 MW
Demanda global projetada para 2030cerca de 200 GW
Investimentos globais na próxima décadaUS$ 700 bi a US$ 1 tri

Nos Estados Unidos, data centers já figuram entre os principais vetores de expansão do mercado imobiliário. Equinix, Digital Realty e Iron Mountain Data Centers aparecem no relatório como exemplos de maturidade: portfólio global, ganho de escala na operação e acesso farto ao mercado de capitais. A corretora faz a ressalva de praxe — são economias distintas, em estágios distintos, e o mercado brasileiro ainda está em fase inicial, com potencial de crescimento amarrado ao ciclo de investimento em infraestrutura digital.

A disponibilidade de energia é o fator que a casa coloca à frente dos demais. Data centers consomem eletricidade em volume, tanto para alimentar equipamentos quanto para refrigerar salas, e o Brasil reúne, na avaliação da XP, matriz renovável e posição de destaque regional capazes de atrair investimento industrial. A corretora acrescenta que o país não está entre os polos globais de treinamento de modelos avançados, mas tem atributos para atender cargas de inferência — a etapa em que o modelo já treinado responde a cada consulta — e a demanda da própria região.

Três caminhos de entrada e duas estruturas contratuais

A porta de acesso do fundo ao setor tem três formatos. O primeiro é comprar empreendimentos que já estão de pé e alugados. O segundo, financiar projetos em desenvolvimento. O terceiro, bancar a construção desde o início, inclusive de infraestrutura associada, como subestações dedicadas à conexão elétrica do empreendimento. Historicamente, esse mercado ficou restrito a operadores especializados, fundos globais e grandes investidores institucionais; o FII entra como veículo que abre essa fatia ao investidor pessoa física.

No desenho contratual, duas estruturas aparecem com frequência. No sale and leaseback, quem ocupa o imóvel vende o ativo ao fundo e continua ali como inquilino, com contrato de prazo longo. No built to suit, ou BTS, a construção nasce sob medida para as exigências técnicas de um ocupante já definido.

Entre as alternativas, a XP avalia que a compra de ativos prontos, em operação e com ocupante instalado tende a ser a principal via de entrada, porque deixa do lado de fora os riscos de obra, licenciamento e ligação à rede elétrica.

Quem paga a manutenção e o custo de trocar de inquilino

O relatório separa três fontes de risco: imóvel vazio, condições do contrato de locação e custo de manutenção. Data center envelhece por dentro — depende de sistema elétrico, gerador, bateria, refrigeração e conectividade, itens que exigem substituição e atualização contínuas.

O documento insiste na necessidade de amarrar no contrato quem paga cada conta. A XP defende que a obrigação do fundo proprietário fique restrita à infraestrutura básica do imóvel, deixando ao operador os gastos com equipamentos e com as adaptações tecnológicas que a atividade dele demanda.

O segundo risco é trocar de inquilino. A especialização joga contra: a saída de um operador pode exigir reformas relevantes antes que outra empresa ocupe o espaço, e nesse intervalo o fundo convive com receita menor.

O aluguel que chega ao cotista e a receita que fica com o operador

Nuvem e processamento de dados geram receita para o operador, não para o cotista. O que o fundo recebe é o aluguel do imóvel — e, quando for o caso, o das subestações — em molde parecido com o de lajes corporativas ou galpões logísticos. A XP trata essa distinção como central, e ela muda a natureza do investimento: o cotista é senhorio de uma infraestrutura digital, não sócio dos serviços que rodam dentro dela.

Para quem já carrega o setor na carteira, o olhar tende a render mais no contrato do que no imóvel. Prazo, índice de reajuste, divisão de despesas e regra de saída pesam mais sobre o rendimento mensal do que a expansão prevista para a IA. A demanda por espaço pode crescer no ritmo dos 200 GW projetados, mas a renda distribuída acompanha a saúde financeira de quem assina a locação, não o ritmo de adoção da tecnologia.

O que observar daqui para frente é a conversão do discurso em contrato assinado: o avanço do pipeline regional de 3,8 GW e a manutenção da fatia brasileira de 71% nos projetos em construção funcionam como termômetro. Financiar a corrida da IA e ser remunerado por ela são coisas distintas — o fundo imobiliário faz a primeira, não a segunda.