Quase metade da capacidade de data centers já instalada na América Latina está em território brasileiro — 48% do total —, e a fatia sobe para 71% do que está em construção na região, conforme relatório da XP Investimentos sobre a relação entre inteligência artificial e fundos imobiliários. A escala global em disputa é outra: a procura mundial por esse tipo de estrutura pode chegar a 200 GW até 2030, com aportes estimados entre US$ 700 bilhões e US$ 1 trilhão na próxima década. O retorno que chega ao cotista, porém, tem origem única: o aluguel.
Essa separação entre o tamanho da oportunidade e o que efetivamente entra no bolso de quem tem cotas é o eixo do documento. O fundo compra o imóvel e a infraestrutura básica; não adquire servidores, não assina contratos de nuvem e não participa do faturamento de quem processa dados. A exposição é imobiliária, do começo ao fim.
Demanda de 200 GW contra uma base de 500 MW
O levantamento da consultoria JLL citado na análise mede a região: são 1,1 GW já operando na América Latina e uma carteira de projetos — o pipeline do setor — superior a 3,8 GW. No Brasil, a potência em operação passa de 500 MW, número que a XP descreve como distante da escala americana.
| Indicador | Valor |
|---|---|
| Brasil na capacidade instalada da América Latina | 48% |
| Brasil na capacidade em construção da região | 71% |
| Capacidade instalada na América Latina | 1,1 GW |
| Pipeline regional | mais de 3,8 GW |
| Capacidade instalada no Brasil | mais de 500 MW |
| Demanda global projetada para 2030 | cerca de 200 GW |
| Investimentos globais na próxima década | US$ 700 bi a US$ 1 tri |
Nos Estados Unidos, data centers já figuram entre os principais vetores de expansão do mercado imobiliário. Equinix, Digital Realty e Iron Mountain Data Centers aparecem no relatório como exemplos de maturidade: portfólio global, ganho de escala na operação e acesso farto ao mercado de capitais. A corretora faz a ressalva de praxe — são economias distintas, em estágios distintos, e o mercado brasileiro ainda está em fase inicial, com potencial de crescimento amarrado ao ciclo de investimento em infraestrutura digital.
A disponibilidade de energia é o fator que a casa coloca à frente dos demais. Data centers consomem eletricidade em volume, tanto para alimentar equipamentos quanto para refrigerar salas, e o Brasil reúne, na avaliação da XP, matriz renovável e posição de destaque regional capazes de atrair investimento industrial. A corretora acrescenta que o país não está entre os polos globais de treinamento de modelos avançados, mas tem atributos para atender cargas de inferência — a etapa em que o modelo já treinado responde a cada consulta — e a demanda da própria região.
Três caminhos de entrada e duas estruturas contratuais
A porta de acesso do fundo ao setor tem três formatos. O primeiro é comprar empreendimentos que já estão de pé e alugados. O segundo, financiar projetos em desenvolvimento. O terceiro, bancar a construção desde o início, inclusive de infraestrutura associada, como subestações dedicadas à conexão elétrica do empreendimento. Historicamente, esse mercado ficou restrito a operadores especializados, fundos globais e grandes investidores institucionais; o FII entra como veículo que abre essa fatia ao investidor pessoa física.
No desenho contratual, duas estruturas aparecem com frequência. No sale and leaseback, quem ocupa o imóvel vende o ativo ao fundo e continua ali como inquilino, com contrato de prazo longo. No built to suit, ou BTS, a construção nasce sob medida para as exigências técnicas de um ocupante já definido.
Entre as alternativas, a XP avalia que a compra de ativos prontos, em operação e com ocupante instalado tende a ser a principal via de entrada, porque deixa do lado de fora os riscos de obra, licenciamento e ligação à rede elétrica.
Quem paga a manutenção e o custo de trocar de inquilino
O relatório separa três fontes de risco: imóvel vazio, condições do contrato de locação e custo de manutenção. Data center envelhece por dentro — depende de sistema elétrico, gerador, bateria, refrigeração e conectividade, itens que exigem substituição e atualização contínuas.
O documento insiste na necessidade de amarrar no contrato quem paga cada conta. A XP defende que a obrigação do fundo proprietário fique restrita à infraestrutura básica do imóvel, deixando ao operador os gastos com equipamentos e com as adaptações tecnológicas que a atividade dele demanda.
O segundo risco é trocar de inquilino. A especialização joga contra: a saída de um operador pode exigir reformas relevantes antes que outra empresa ocupe o espaço, e nesse intervalo o fundo convive com receita menor.
O aluguel que chega ao cotista e a receita que fica com o operador
Nuvem e processamento de dados geram receita para o operador, não para o cotista. O que o fundo recebe é o aluguel do imóvel — e, quando for o caso, o das subestações — em molde parecido com o de lajes corporativas ou galpões logísticos. A XP trata essa distinção como central, e ela muda a natureza do investimento: o cotista é senhorio de uma infraestrutura digital, não sócio dos serviços que rodam dentro dela.
Para quem já carrega o setor na carteira, o olhar tende a render mais no contrato do que no imóvel. Prazo, índice de reajuste, divisão de despesas e regra de saída pesam mais sobre o rendimento mensal do que a expansão prevista para a IA. A demanda por espaço pode crescer no ritmo dos 200 GW projetados, mas a renda distribuída acompanha a saúde financeira de quem assina a locação, não o ritmo de adoção da tecnologia.
O que observar daqui para frente é a conversão do discurso em contrato assinado: o avanço do pipeline regional de 3,8 GW e a manutenção da fatia brasileira de 71% nos projetos em construção funcionam como termômetro. Financiar a corrida da IA e ser remunerado por ela são coisas distintas — o fundo imobiliário faz a primeira, não a segunda.
